Procurando algo específico?

Entrevista com Cacau de Paula, Secretária de Turismo e Lazer do Recife

Observatório de Turismo do Recife · Entrevista a Cacau de Paula, Secretária de Turismo e Lazer do Recife




Observatório de Turismo do Recife, 24 de fevereiro de 2022, hoje a entrevista será Cacau de Paula, Secretária de Turismo e Lazer do Recife. Cacau, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Possui também MBA em Gestão de Marketing e Vendas pela Cedepe Business School. Desde então, sua trajetória profissional sempre esteve voltada para para o setor do turismo: atuou como Gestora de Promoção Turística da Prefeitura do Recife, foi executiva sênior de marketing, gestora de marketing nacional e diretora comercial da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), além de gerente de captação de Eventos Internacionais do Recife Convention & Visitors Bureau. Atualmente, Cacau é Secretária de Turismo e Lazer, da cidade do Recife, e Presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo - ANSEDITUR/BR.

Manuella Oliveira: Cacau, muito obrigada por essa entrevista. E gostaria de saber por quê você escolheu dedicar-se ao setor de turismo?

Cacau de Paula: Eu acho que não escolhi me dedicar ao turismo, o turismo me abraçou. Eu acredito que o turismo reúne tudo que tem de melhor na vida: experiência, momentos de reflexão, momentos de família, momentos de ver realmente o que importa. Então, acredito que tudo o que eu fiz nessa área…eu digo que comecei minha experiência no turismo morando fora, fazendo mochilão, me encantando por organizar viagem, e eu tive a chance de passar realmente, como você realmente falou aqui, por diversas áreas do turismo. Também atuei levando grupos, tanto grupos para a Disney, como para navio, também trabalhei em agência de viagem, então eu sou uma apaixonada pela indústria do turismo, eu acredito que gera essas experiências, e que gera emprego e renda, né?!. A indústria limpa de todos os países, de todas as cidades, então realmente eu sou apaixonada por essa área.

Manuella Oliveira: Então a partir da sua experiência, você considera a formação em turismo importante? Por quê?

Cacau de Paula: Eu considero muito importante, porque acredito que quem consegue investir no turismo, posicionar seu destino para o turismo, consegue mudar tanto sua relação do cidadão com a sua cidade, o sentimento de pertencimento que o turismo traz é muito interessante. A capacidade do turismo é muito gigante, porque talvez uma ação que a gente faça hoje de um promoção, de uma divulgação do destino, as vezes ela não tem um retorno rápido, ela tem um retorno a longo prazo, mas esse retorno, ele é, ele pode ser de diversos tamanhos, a gente vê assim: países, cidades que escolheram incentivar o turismo, escolheram promover o turismo e conseguem sentir esse retorno, né?! Tanto retorno de geração de emprego e renda, como retorno de investimento. Então, eu realmente acredito muito nessa indústria.

Manuella Oliveira: Bom, então o que consiste o seu trabalho no dia a dia?

Cacau de Paula: Bem, são muitas coisas (risos). A gente trabalha tanto na parte de estruturar projetos de turismo, como também na parte de melhorar a experiência do turista na nossa cidade, pensar em toda a experiência do turista na nossa cidade, desde quando o turista está pensando na viagem, pensando quando ele vai pra uma agência para que nossa cidade esteja na prateleira dessa agência para que nossa cidade esteja em destaque nos sites, né?! Que seja uma opção pra ele. Então desde a parte que está em casa pensando em viajar, pra onde ir, como se destacar em relação a isso, né?! Como ser uma escolha de uma família para umas férias, enfim. Então, acho que nosso trabalho começa daí, e também da parte de quando ele chega aqui, né?! Não só de pensar na viagem, mas da viagem em si. a O que que tem pra fazer na cidade? O que O que que a gente enquanto cidade quer que ele veja? que a gente enquanto cidade quer que ele tenha de experiência? O que que a gente quer que ele leve pra vida dele de Recife?Então eu acho que meu trabalho é bem complexo, né? Tem todas essas fases, mas é também, é realmente, tem essa parte que a gente não consegue mensurar. Né? Que a gente precisa pensar todos os dias como melhorar a experiência do turista na nossa cidade. Né?! E acho que isso é o grande fator.

Manuella Oliveira: E o que você mais gosta de fazer no seu trabalho?

Cacau de Paula: Eu o que eu mais gosto mesmo é mostrar a minha cidade. Quando eu tenho a chance de estar com alguém de fora, eu o que eu mais gosto mesmo é mostrar a minha cidade. Quando eu tenho a chance de estar com alguém de fora, que eu mostro às nossas riquezas, porque eu sei que a nossa cidade apesar de ter as dificuldades de uma cidade grande, de uma capital do Brasil, e desse momento econômico, enfim, nesse momento que a gente tem vivido, mas é uma cidade muito linda, de muitos potenciais. Então, eu amo quando eu tenho a chance de mostrar minha cidade, quando eu tenho a chance de ver o brilho nos olhos das pessoas com as riquezas da nossa cidade, principalmente as riquezas culturais, né? Que eu acho que isso é muito da nossa característica, e eu sei que são as experiências que eles vão ter somente na nossa cidade. Experiências genuínas. Então acho que isso é a melhor parte!

Manuella Oliveira: E os desafios? Quais são os maiores desafios que você enfrenta nesse dia a dia?

Cacau de Paula: Eu acho que são diversos. É…vai desde da dificuldade de se criar um cenário para o turismo. É…a pandemia, né? Eu assumi aqui a gestão no meio de uma pandemia, eu não sei quando a pandemia vai acabar. A gente não sabe como o mundo vai se comportar. A gente hoje pensa que a gente tem uma ideia de como vai ser aí os próximos dois anos. A gente acredita que vai ser dois anos de muito foco no mercado doméstico, mas são sempre são previsões, e eu acho que essa incerteza do cenário muito grande nesse momento, e como cidade grande, como eu falei estruturação, né? Estruturação é sempre uma grande dificuldade pra gente, né? Essa parte que a gente tem que estar sempre pensando na cidade, pro recifense e pra o turista.

Manuella Oliveira: Cacau, então a partir disso trazendo um pouquinho mais pra a sua realidade aqui dentro da SETUR-L, que é uma grande secretária, qual é a chave pra liderar uma equipe tão grande?

Cacau de Paula Eu acho que a chave é você amar o que faz, é sempre você amar o que faz, e eu amo o que eu faço. Eu acho que é você passar paixão, passar vontade. Porque quando você trabalha com vontade você motiva a equipe a também ter essa vontade de trabalhar. Então, acho que seria isso.

Manuella Oliveira: E como é que você enxerga o turismo hoje na cidade do Recife?

Cacau de Paula: Eu enxergo como uma…a gente… eu acho que a gente tem um grande potencial, acho que a gente tem muitos desafios como qualquer outra cidade, mas eu acho que a gente tem como eu falei no começo, é…esse…essa…de natureza nós somos um grande destino. Que cidade tem uma ilha, um bairro do Recife, como a gente? A gente tem o rio, a gente tem o mar, a gente tem a cultura, tem o sol, tem uma estabilidade climática muito grande. Então tem vários facilitadores. A gente tem aqui os museus Brennand, eu nem vou citar todos os atrativos porque eu tenho medo de esquecer de algum, porque são diversos, mas os “Brennad’s” que é uma experiência incrível, é considerado o maior museu da América Latina. A gente tem as obras de Francisco Brennand, que é uma experiência incrível pra o turista, ter essa… A gente tem o bairro do Recife, como eu tava falando que aí você tem o Paço do Frevo, um Cais do Sertão, então você tem experiências únicas, você consegue aprender a dançar um frevo, aprender um pouco a vida no sertão. Você tem o centro de artesanato também pra conhecer nossas peças, nossa cultura. Então assim, eu acredito que a gente consegue proporcionar o turismo criativo também, né?! Várias iniciativas, como a Ilha de Deus, a Bomba do Hemetério, então a gente consegue proporcionar uma experiência única para o turista.

Manuella Oliveira: Voltando pra essa questão, um pouco, de liderança de gestão. Recentemente você foi nomeada como Presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo - ANSEDITUR/BR. Qual a importância desta associação para o turismo no Brasil? E como tá essa experiência, esse desafio?

Cacau de Paula: Eu acredito que a Anseditur tem um papel fundamental. A ANSEDITUR ela trabalha os municípios turísticos . O Brasil é um país que tem muito potencial, a gente tem aqui o turismo de natureza gigantesco, nós temos grandes diferenciais turísticos, grandes atrativos. E a Anseditur visa trabalhar o turismo, o turismo como atividade, desde o pequeno município, que tem às vezes tem um, dois, três atrativos turísticos, aos grandes municípios. E a fazer esse benchmarking, essa troca de informações entre os destinos, que eu acredito que é super importante, pra que a gente pense em políticas públicas, pra que a gente pense como trabalhar o turismo.

Manuella Oliveira: Qual a tua opinião, quais atitudes você considera mais importante nesse perfil profissional, na área do turismo?

Cacau de Paula: Do meu perfil?

Manuella Oliveira: Do perfil do profissional do turismo, quais atitudes você considera mais importantes pra esse profissional do turismo atuar bem, atuar de maneira construtiva?

Cacau de Paula: Bem eu acredito que pra você trabalhar com turismo primeiro você tem que trabalhar criatividade, a gente tem aí diversos destinos no Brasil, no mundo. Então, você tem que primeiro que conhecer o seu destino, conhecer o potencial do seu destino, e também, claro, usar a criatividade, estar antenado às tendências do mundo. A gente sabe que hoje na internet, por exemplo, uma coisa viraliza muito rápido. Cria esse desejo muito rápido, tem diversas ferramentas novas, então acredito que os destinos precisam estar antenados, com o que tá acontecendo hoje no mundo, pra que consigam posicionar os seus destinos.

Manuella Oliveira: Cacau, agora uma parte mais interessante, engraçada da sua trajetória profissional. Teve alguma situação inusitada pela qual você passou, e pode contar pra gente?

Cacau de Paula: Bem, eu tive várias situações inusitadas nesses… eu tô há 11 anos no turismo, né?! E assim, é muito engraçado porque a gente passa muito perrengue. Antigamente a gente fazia muito evento fora, então levava as malas pesadas, a gente aconteceu uma vez de fazer um roadshow na Europa onde a gente comprou as passagens de trem, e às vezes a gente tinha conexões muito rápidas, e era uma correria pra conseguir colocar mala, caixa com material. Então são aqueles perrengues que as pessoas não veem (risos), né?! Mas vivi muita coisa no turismo como um todo, levando grupos também, levando grupo pra fora. É…você é um pouco guia, você é um pouco mãe, você faz parte da viagem daquelas pessoas. Eu já levei grupo de 15 anos, já levei grupo pra cruzeiro também, e enfim, super interessante, né?! Eu tenho muitas histórias no turismo ao longo desses anos.

Manuella Oliveira: Pra terminar Cacau, que conselho você daria para alguém que quer ingressar no turismo?

Cacau de Paula: Eu diria… é… pra se capacitar…eu acho que é uma área que precisa que você entenda de mercado, de pessoas, ter outras línguas, o que você puder estudar de outras línguas. Tem o inglês, ter uma segunda língua, uma terceira língua. Eu acho que sempre vai ter mercado pra quem tem esse currículo. E entender de pessoas, de repente fazer um curso na área de marketing se possível, sempre ajuda muito. E acho que amar, acreditar, vim com muito gás, porque é uma área que precisa de gente, precisa de gente nova, precisa construir esse novo momento do turismo. Então, eu super encorajaria quem quiser vim trabalhar na área de turismo, eu acho que é uma área incrível, né?! Uma área que tem é… um retorno realmente lindo, quando você vê as pessoas…no meu caso agora tô falando de turismo receptivo na minha cidade, mas enfim, tem também o turismo emissivo que também é super importante, enfim, é uma área que tem várias segmentos, que eu poderia falar várias coisas.

Manuella Oliveira: Ótimo! Cacau muito obrigada pela entrevista!

Geoinformação Turística

Parceiros